Colonoscopia

Colonoscopia masculina

A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo. É realizado para deter precocemente cancros e outras patologias.

Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e a realização de procedimentos como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes.

A colonoscopia virtual é um exame que utiliza reconstrução em terceira dimensão de imagens obtidas através de tomografia computorizada, é um exame não-invasivo destinado à avaliação da mucosa do cólon. Tem a vantagem de ser menos incómoda que a endoscopia

Colonoscopia-masculina

A Colonoscopia é feita para detectar

  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Dor abdominal
  • Tumores benigno ou maligno
  • Doenças inflamatórias intestinais (colites)

O procedimento é realizado numa sala do Centro Cirúrgico, sob sedação, com a presença do anestesista. Para isto, é necessário consulta prévia com o anestesista e a enfermeira, que lhe dará informações detalhadas sobre as restrições alimentares e o preparo do cólon.

O exame consiste na introdução, vagarosa, de um tubo flexível (Colonoscópio) através do intestino grosso.

O procedimento dura, em média, 15 a 60 minutos. Para um exame seguro, o cólon deve estar completamente limpo. Portanto, siga as orientações da enfermeira com rigor.

MAIS ARTIGOS